23/09/2022

Foi publicado em Diário da República novo concurso público para a “Requalificação da Rua das Doze Casas e Rua de Gil Vicente (parcial)”, junto do Colégio de Nossa Senhora da Paz. A empreitada insere-se no “Rua Direita”, um programa municipal de reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade que carecem de reconversão.

 

O concurso público para a empreitada tem como preço base o valor de 1.725.000,00 euros e as propostas podem ser submetidas até às 23:59 de 19 de outubro de 2022, na plataforma acinGov, onde se encontram disponíveis todas as peças concursais. O prazo estimado de execução é de 420 dias.

 

A intervenção contempla, de um modo geral, a revisão dos pavimentos e das redes de infraestruturas existentes, nova sinalização horizontal e vertical, mobiliário urbano e a integração de contentores enterrados para resíduos sólidos urbanos. Serão privilegiadas soluções que contribuam para o abrandamento da velocidade dos automóveis e outras que estimulem a mobilidade suave, não esquecendo uma maior disciplina dos espaços afetos a estacionamento. Outra das preocupações será a eliminação de barreiras à acessibilidade.

 

O programa “Rua Direita” tem como objetivo devolver condições de circulação e de fruição ao espaço público e difunde-se por todo o território da cidade, contemplando além de espaços públicos, antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado.

 

São 21 milhões de euros de investimento para um trabalho de "filigrana", com vista à reconversão de perto de uma centena de arruamentos, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.

 

Atualmente e além deste concurso, encontram-se em curso sete empreitadas do programa, dezanove em fase de projeto, outras duas prestes a iniciar e duas já concluídas.

 

A informação encontra-se disponível, no site da GO Porto.

Ver também
Notícias