19/05/2022

Nova tela, óculos para espreitar o interior da obra e uma nova estrutura vertical encontram-se instaladas.

 

A empreitada para reabilitação do Cinema Batalha assume o caráter de projeto piloto para as mais recentes novidades de comunicação da GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras - no contexto das suas empreitadas. O grande objetivo é manter os munícipes informados e a par da evolução das obras.

 

É nesse sentido que o Batalha se apresenta com uma nova cara, através da tela gigante que cobre a fachada com uma dupla função: comunicar a mensagem central da fase que a empreitada vive, mas também proteger quem passa das poeiras que a intervenção origina. A mensagem visível para todos começou por ser “aqui vai crescer um novo Batalha!”, passou para “a devolver o protagonismo ao Batalha!” e agora comunica “A cultura regressa à casa”.

 

Outra das estreias no Batalha são os óculos recortados diretamente no tapume da obra, em duas alturas distintas, para satisfazer a curiosidade dos transeuntes que poderão espreitar para ver os trabalhos. A juntar a este elemento, estreia-se também o “menir” com informação de obra, uma estrutura com uma base em betão e uma chapa de dupla face onde podem ser aplicadas as diferentes necessidades de comunicação da obra. Nesta altura, a GO Porto aproveitou o suporte para promover precisamente todas as componentes de comunicação a destacar na empreitada, nomeadamente informação útil como a linha telefónica dedicada à empreitada e QR code para a área do site com informação mais detalhada.

 

Estas melhorias integram o plano de comunicação da GO Porto, que visa introduzir melhorias contínuas na comunicação com os munícipes e com a cidade, menorizando os impactos das obras realizadas e adotando uma comunicação de transparência relativamente aos objetivos e evolução das mesmas.

 

Para Cátia Meirinhos, Vice-Presidente do Conselho de Administração da GO Porto, “comunicar uma empreitada é um desafio constante e cada uma exige cuidados e soluções específicas. Não perdemos de vista, portanto, o objetivo do Município de procurar sempre melhorar a nossa comunicação com a cidade e o caso do Batalha mostra isso mesmo. As pessoas devem saber o que estamos a preparar e reinventar esta comunicação é o mínimo que podemos fazer para procurar compensar os transtornos que inevitavelmente são criados”.

 

Para um futuro próximo, estão ainda previstas novidades ao nível da sinalética direcional uniformizada para as empreitadas na via pública e novas telas para acomodar as zonas de estaleiro.

 

De notar que o Cinema Batalha tinha já sido pioneiro na estratégia de comunicação da GO Porto, ao fazer dos seus tapumes um veículo de informação, dando a conhecer a história deste património emblemático da cidade. Além disso, a empreitada conta ainda com a disponibilização de uma maquete do projeto, para que todos possam conhecer aquele que será o resultado final da intervenção.




Ver também
Notícias