07/06/2022

Precisamente a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Câmara do Porto foi distinguida com o galardão de arquitetura sustentável dos “Prémios Verdes”, promovidos pela revista Visão e pelo grupo Águas de Portugal. A iniciativa distinguiu o Edifício de São Dinis na categoria de arquitetura sustentável.


Os “Prémios Verdes” receberam um total de cerca de 150 candidaturas nesta edição de estreia, organizada em dez categorias para distinguir os melhores projetos na área do ambiente.


O Edifício de São Dinis, junto da Rua de Serpa Pinto, data do século XIX e teve várias vidas, tendo já funcionado como matadouro e, mais tarde, como canil e serviços municipais. Em julho de 2021, depois da reabilitação concluída, passou a acolher duas empresas municipais: a GO Porto – Gestão e Obras do Porto - e a Porto Ambiente. Este será também o primeiro imóvel público de reabilitação do país a receber a certificação LEED (certificação ambiental para edifícios).


A aposta na sustentabilidade foi seguida ao longo de todo o projeto e empreitada, tendo sido criadas as melhores condições para oferecer as respostas mais eficientes no uso quotidiano a que estava destinado. A título de exemplo, entre os aspetos destacados na candidatura, inclui-se: a existência de coberturas verdes regadas a partir de uma rede de água reaproveitada; uma poupança de energia de cerca de 40%, quando comparado com um edifício com dimensão e necessidades similares; o facto de os resíduos da obra terem sido aproveitados em cerca de 93%; a existência de sistemas de irrigação capazes de poupar 60% nos consumos de água.


A reabilitação representou um investimento de 4,5 milhões de euros e teve a duração de aproximadamente dois anos, respeitando a identidade do património edificado em causa e convertendo-o num equipamento de futuro.


Ver também
Notícias