25/06/2021

A construção da Ponte D. António Francisco dos Santos é promovida em conjunto pelos Municípios do Porto e de Vila Nova Gaia, sendo a gestão a cargo da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, EM.


A nova ponte sobre o rio Douro será construída a montante da Ponte de São João e a jusante da Ponte do Freixo, ligando a marginal ribeirinha do Porto - Avenida Paiva Couceiro - a Vila Nova de Gaia, mais propriamente à zona de Quebrantões, da qual nascerá uma nova via de ligação à atual rotunda Gil Eanes.


A Ponte D. António Francisco dos Santos, assim designada em homenagem ao falecido Bispo da Diocese do Porto, terá uma extensão total aproximada de 625 metros, dos quais 300 metros se desenvolvem sobre o leito do rio Douro e os restantes 325 metros sobre terrenos de Vila Nova de Gaia. De destacar que o seu tabuleiro terá duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, um separador central, assim como passeios e ciclovias unidirecionais de ambos os lados.


Em termos de acessos à nova travessia, no Porto, prevê-se a construção de uma rotunda sobrelevada à atual Avenida Paiva Couceiro, interligada a esta através de dois ramos de ligação em viaduto. Pretende-se, contudo, que a continuidade da avenida se mantenha, reservando a atual marginal, sob a rotunda, para usufruto pedonal e dos meios suaves.


Em Vila Nova de Gaia, o acesso à futura ponte será realizado através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com aproximadamente 590 metros de extensão, que por sua vez ligará à rotunda Gil Eanes. A realçar que esse novo arruamento será composto por duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, separador central, passeios, ciclovias e estacionamentos. A acrescentar que a rotunda Gil Eanes será também objeto de intervenção de forma a nela se incluir uma ciclovia em todo o seu perímetro.


O custo da obra, de elevada relevância para a região, será totalmente assumido pelos dois municípios.

01/09/2021
Concurso para a conceção-construção da nova Ponte D. António Francisco dos Santos reúne sete candidaturas
Há sete candidatos admitidos ao concurso público internacional de conceção-construção da futura ponte D. António Francisco dos Santos, entre sete interessados que apresentaram candidaturas. Decorrerá, de seguida, a respetiva análise do júri, a fim de selecionar os candidatos que cumpram com os requisitos técnicos e financeiros estabelecidos no concurso. Posteriormente, os candidatos qualificados serão convidados a apresentar propostas – num prazo de 7 meses –, nas quais deverão incluir um Estudo Prévio da solução global da ponte que se propõem executar, cumprindo com os requisitos impostos nas peças de concurso. Terminada a fase de concurso, a qual culmina com a adjudicação ao concorrente vencedor, inicia-se a fase de execução contratual composta por dois momentos. A execução de estudos e projetos, durante os primeiros 12 meses, seguindo-se a execução da empreitada nos 24 meses seguintes, acrescidos de 2 meses de ensaios, levando assim a conclusão para o segundo semestre de 2025.
25/06/2021
Lançado concurso público internacional para a conceção-construção da futura Ponte sobre o rio Douro
O concurso público internacional para a “Empreitada de Conceção-Construção da Ponte D. António Francisco dos Santos e Acessos” foi lançado nesta sexta-feira, dia 25 de junho, com publicação do anúncio no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE) e no Diário da República (DR). O concurso promovido pelos Municípios do Porto e de Vila Nova Gaia, cuja gestão está a cargo da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, visa um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, cuja primeira fase do procedimento consiste na qualificação prévia dos candidatos, processo que deverá estar concluído dois meses após a sua publicação. O objetivo é selecionar os candidatos que cumpram com os requisitos técnicos e financeiros mínimos estabelecidos no concurso.
25/05/2021
Executivo Municipal Porto aprova continuidade do processo da nova ponte sobre o Douro
O Executivo Municipal Porto aprovou hoje a continuidade do procedimento de contratação da empreitada de conceção e construção da nova ponte sobre o Douro, que vai ser erguida a montante da Ponte D. Luís. O documento, assinado por Rui Moreira, e hoje aprovado pela maioria independente, pelo PS, com o voto contra da CDU e a abstenção do PSD, começa por fazer o enquadramento do dossiê e recorda que o protocolo de colaboração então assinado com a Câmara de Gaia – sob aval do Executivo camarário – estabelecia um conjunto de decisões, nomeadamente quanto à designação e localização da nova ponte, os procedimentos a adotar (desde estudos prévios, expropriações, procedimentos de contratação necessários à conceção e à construção da ponte, bem como à sua manutenção), e ainda o modelo de colaboração entre os dois municípios.
13/05/2021
Aprovado concurso para Nova Ponte pelo Executivo da Câmara Municipal de Gaia
Em reunião extraordinária do executivo, a Câmara Municipal de Gaia aprovou o lançamento do concurso público internacional para a conceção e construção da ponte D. António Francisco dos Santos e Acessos.
06/01/2020
Concessão e construção da nova ponte sobre o Douro vão ter concurso único
O lançamento de um concurso único para a conceção e para a construção da futura Ponte D. António Francisco dos Santos sobre o Rio Douro, entre o Porto e Gaia, foi autorizado pelo Tribunal de Contas (TdC) e deverá avançar neste ano. A possibilidade de unir os procedimentos e realizar apenas um concurso foi revelada a 23 de dezembro pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que disse ter questionado com o seu homólogo de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, o TdC.
18/06/2018
Porto desencadeia primeiro ato formal para a construção da nova ponte
Foi apresentada na reunião de Executivo, por proposta do Presidente da Câmara do Porto, o protocolo de cooperação a estabelecer com o Município de Gaia para a construção da nova ponte sobre o Douro. Esta decisão constitui o arranque formal de um processo que agilizará uma série de procedimentos, "como a elaboração de estudos de impacto ambiental e de mobilidade mais aprofundados, elaboração de cadernos de encargos e programas de concursos, pedidos de pareceres, que seguirão o seu normal caminho de validação e aprovação", enuncia o documento.
12/04/2018
Anunciada nova ponte que liga Porto a Gaia
É um dia histórico para as cidades ribeirinhas do Porto e Vila Nova de Gaia. Vai nascer uma nova ponte entre as já existentes de São João e do Freixo. A obra, muito importante para a região, será totalmente paga pelos dois municípios. Em homenagem ao antigo bispo do Porto, a nova ponte receberá o nome D. António Francisco dos Santos.