22/03/2024

A Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) passará por uma intervenção global. O projeto, apresentado em conferência nesta sexta-feira, 22 de março, é do renomado arquiteto Eduardo Souto de Moura, e será levado a cabo pela GO Porto, empresa municipal de gestão e obras, com um investimento na ordem dos 29,2 milhões de euros.

 

O projeto de requalificação e ampliação da BPMP visa solucionar o défice crónico de espaço de armazenamento de livros e de outro tipo de espólio da Biblioteca Municipal. Além disso, a empreitada vai modernizar o icónico edifício para otimizar os serviços lá prestados.

 

Algumas das novas valências apresentadas da empreitada na BPMP são a criação de uma Biblioteca Sonora, de novos espaços de vertente cultural de caráter expositivo e espaços exteriores ajardinados. Haverá ainda a construção de um novo edifício e de uma cave logística, com um total superior a 15.000 m2 intervencionados (7.700 m2 referentes à novas construções/ampliações e 7.680 m2 na requalificação do edifício existente).

 

Apesar do arranque das obras estar previsto apenas para o final deste ano, já a partir de abril terá início o processo de encerramento gradual da Biblioteca. No dia 1º de abril os serviços ficam encerrados ao público, sem prejuízo aos investigadores, que passam a contar com um apoio exclusivo.

 

Um pacote de medidas, a fim de mitigar o fecho do edifício pelos próximos três anos, foi anunciado. Serão 15 iniciativas que vão permitir colmatar os mais sérios condicionamentos do fecho da Biblioteca Pública. Entre elas estão o funcionamento regular do Bibliocarro em 20 bairros da cidade, o alargamento do horário da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a criação de uma linha de atendimento exclusivo para investigadores e criação de serviço de take-away de títulos nas instalações provisórias.

 

A obra será lançada em concurso público no mês de abril. O prazo previsto para a conclusão das obras é de três anos, ou seja, em dezembro de 2027.

Ver também
Notícias