26/03/2024

O programa "Porto de Arquitetura" prosseguiu, no sábado, com mais uma visita, desta vez à sede das empresas municipais GO Porto e Porto Ambiente (EMAP). O edifício, localizado no Carvalhido, foi reabilitado e ampliado pela Câmara do Porto para a instalação das duas empresas. As novas instalações são um exemplo de sustentabilidade, tendo já sido distinguidas na categoria de arquitetura responsável dos “Prémios Verdes”.

 

A visita foi acompanhada pelos autores do projeto, César Machado Moreira e Ricardo Freitas, o responsável pelos projetos de engenharia, Domingos Moreira, e Sónia Oliveira, gestora do projeto. Contou ainda com a presença do vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e da vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos.

 

Seguiu-se uma conversa sobre "soluções de otimização de edifícios", moderada pelo administrador da GO Porto, Manuel Aranha, e que contou com os contributos de Isabel Santos, fundadora da Ecochoice e Green Lab, Bruno Veloso, vice-presidente da Agência para a Energia (ADENE), e do arquiteto Jorge Carvalho, professor na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, no Porto, e no dARQ em Coimbra.

 

A iniciativa prossegue, em abril, com a "descoberta" da Escola Secundária Alexandre Herculano.

 

"Porto de Arquitetura" é um programa desenvolvido, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura. Entre fevereiro e julho, oito edifícios da cidade, representativos da mais recente arquitetura contemporânea, vão ser alvo de visitas gratuitas e abertas ao público mediante inscrição prévia.

 

Todas as visitas são guiadas pelos arquitetos autores das obras e começam sempre às 16 horas. No final de cada visita, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras.

 

O acesso às visitas e aos debates é feita por ordem de inscrição. Para cada visita, as inscrições são anunciadas nas redes sociais do evento.

 

Programa "Porto de Arquitetura" - Oito edifícios, oito visitas, oito conversas

 

  • 20 de abril I 16 horas
    Escola Secundária Alexandre Herculano
    Visita conduzida pelo Atelier 15, com língua gestual portuguesa (LGP)
    Conversa: Reabilitação de edifícios públicos
    Alexandre Alves Costa, Sergio Fernandez, João Carlos dos Santos e Maria Manuel Oliveira

 

  • 18 de maio I 16 horas
    Casas Dona Leonor
    Visita conduzida pelo arquiteto Cerejeira Fontes

 

  • 15 de junho I 16 horas
    Residências Dom Pedro Quinto
    Visita conduzida pelo arquiteto Adriano Pimenta

 

  • 20 de julho I 16 horas
    Hoso - BigCity Porto Asprela
    Visita conduzida pelo coletivo OODA

 

  • 27 de julho I 16 horas
    Universidade Lusíada
    Visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho.
Ver também
Notícias