13/03/2024

O programa municipal Rua Direita aproxima-se do marco de dez empreitadas finalizadas. A última obra concluída abrange a Rua do Monte da Luz, Rua do Túnel, Rua de Gondarém (parcial) e Travessa do Monte da Luz, localizadas na Foz, junto da Praia da Luz.

 

A intervenção visava, em específico, otimizar a utilidade e promover uma maior fruição destes espaços aos utilizadores.

 

No âmbito desta intervenção, diferentes ações foram realizadas, além do principal objetivo de alargar os arruamentos estreitos. No caso da Rua de Gondarém, foi extinto o antigo miradouro e valorizado o fontanário, com floreiras, árvores e bancos de betão.

 

O montante total investido pela Câmara Municipal do Porto na requalificação dos quatro arruamentos foi de 835 mil euros.

 

O programa Rua Direita já beneficiou diferentes áreas da cidade, desde Paranhos, Bonfim, Lordelo do Ouro, Aldoar e Campanhã. Atualmente, há outras nove obras em curso e existe a previsão para início de mais duas (Rua da Póvoa e Rua de Ramalde do Meio II).

 

Lançado em junho de 2018, o Rua Direita propõe a reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade negligenciados há décadas. O programa conta com um investimento de 29 milhões de euros para um trabalho de “filigrana”, com o objetivo de reconversão de quase cem arruamentos.

Ver também
Notícias