GO Porto celebra 20 anos ao serviço da cidade
09-08-2020

A empresa municipal Gestão e Obras do Porto - GO Porto assinala hoje 20 anos de atividade ao serviço da cidade Porto. Dentro do universo municipal tem a seu cargo a gestão das empreitadas públicas da autarquia.


Fundada em agosto de 2000, a então empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP), foi criada pela Câmara do Porto com o objetivo de assegurar a gestão das obras públicas para o Município e para outras entidades, públicas ou privadas.


Ao longo dos anos, a empresa, que foi a primeira entidade do universo municipal do Porto a obter a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade, tem realizado um grande número de intervenções assentes na promoção, construção, renovação, beneficiação e conservação do património e das infraestruturas do Município do Porto.

Ao serviço da cidade, acompanhou a construção do Viaduto das Andresas, do Túnel de Ceuta, do Museu do Vinho do Porto, a instalação do Mercado Temporário do Bolhão, a requalificação de escolas e de parques infantis, e assegura, continuamente, a beneficiação de um vasto conjunto de arruamentos.

Em 2016, a GO Porto alargou a sua área de atuação, passando a realizar a gestão integrada de empreendimentos, desde a sua conceção, até a sua gestão e exploração.

Atualmente, a empresa municipal GO Porto é mandatada pelo Município para coordenar as intervenções como o restauro e modernização do Mercado do Bolhão, a reabilitação do Cinema Batalha, a requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano e a construção do Terminal Intermodal de Campanhã.

De igual modo, o Município do Porto delegou nesta empresa municipal a gestão e exploração do Mercado Temporário do Bolhão e, futuramente, do Mercado do Bolhão restaurado e modernizado.

Nos próximos anos, a GO Porto tem sob sua responsabilidade acompanhar os projetos da reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, a requalificação da Praça da Corujeira e a construção da nova ponte sobre o Rio Douro.