Ano letivo arranca com várias escolas do Ensino Básico requalificadas
12-09-2017
Escolas Básicas da Pasteleira e da Vilarinha são exemplos de estabelecimentos que entram no novo ano letivo totalmente requalificados. Este regresso às aulas fica também marcado, como é já habitual, pela oferta aos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo EB dos Kits Escolares, entregues pela Câmara.
Inscrita entre o Bairro da Pasteleira e a área residencial de Marechal Gomes da Costa, a Escola Básica (EB) da Pasteleira é hoje um estabelecimento renovado, com espaços exteriores e interiores redimensionados, adaptados a novas necessidades e um "cheiro a novo". O mesmo pode afirmar-se sobre a EB da Vilarinha, no bairro com o mesmo nome, entre as avenidas da Boavista e Antunes Guimarães. Ambas as escolas foram visitadas, na segunda-feira, pelo presidente da Câmara do Porto. Na EB da Pasteleira, Rui Moreira entregou simbolicamente os Kits Escolares, anualmente oferecidos a todos os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. (*)
 
A requalificação e manutenção do parque escolar - incidindo sobre os estabelecimentos públicos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Pré-Escolar (EPE) - tem sido realizada no âmbito do programa "Escola Viva". Desde 2013, foram requalificadas cerca de 20 escolas, num universo de 49 estabelecimentos, o que representa um investimento de cerca de nove milhões de euros. As EB da Pasteleira e da Vilarinha, bem como a de Fernão Magalhães, são exemplos de escolas que agora começam um novo ciclo totalmente renovadas.
 
Iniciada em 2016, a requalificação da Pasteleira refletiu-se, de imediato, num aumento da procura pelas famílias, com novas inscrições de alunos. Na Vilarinha, procedeu-se no ano em curso à segunda fase de uma intervenção que permitiu remodelar integralmente e ampliar o edifício original.
 
Projetos similares de requalificação geral abrangem a EB da Fonte da Moura e das Flores (única com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2018). A par destas intervenções, a cargo da empresa municipal GO Porto, o novo ano letivo fica marcado por melhorias de vária ordem e trabalhos de manutenção (estes sob a responsabilidade da Domus Social) em outros estabelecimentos.
 
O Kit Escolar já é uma tradição

Mochila, lancheira, estojo recheado, cadernos e lápis de cor são material integrado no Kit Escolar que, anualmente, a autarquia entrega aos alunos do 1.º ano do 1.º CEB.

Este apoio, que atende ao princípio de igualdade de oportunidades, foi criado pelo Município no ano letivo 2009-2010 e resultou já na entrega de 20.968 kits. No ano em curso, representa um investimento próximo dos 44 mil euros.


(*) NOTA DA REDAÇÃO: A visita do presidente da Câmara às escolas decorreu na segunda-feira de manhã. Foi iniciada antes de se saber do falecimento súbito do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e da autarquia decretar três dias de luto. A Redação do Porto. optou, face ao sucedido, por só hoje publicar a notícia.